Nossa História

O surgimento da Mineração Vila Nova Ltda. vinculou-se às atividades mínero-metalúrgicas desenvolvidas no Estado do Amapá pela Icomi. As pesquisas geológicas na área tiveram início em 1972, quando foram realizados levantamentos geológicos e geoquímicos, em escala regional, que permitiram identificar anomalias geoquímicas para cromo na área do Projeto Vila Nova.

Em 1983, foram iniciados os trabalhos de semidetalhe, envolvendo mapeamento geológico e geoquímico; estes trabalhos indicaram, além de diversas anomalias para cromo, anomalias para ouro, que vieram a ser objeto de detalhamento. Em 1987 foi apresentado o relatório final de pesquisa referente à área de 10.000 ha de extensão localizada nas proximidades de Santa Maria do Vila Nova, no município de Mazagão (AP). As reservas de minério de cromo foram inicialmente avaliadas em 7,6 milhões de toneladas.

Em 1988 deu-se início à lavra.

Para a exploração desse minério, além das instalações da mina, foi construída uma planta para concentração de cromo , alojamentos para os funcionários, além de outros equipamentos auxiliares.

O minério de cromo, depois de beneficiado, era transportado, por via rodoviária, por 38 km, até a Vila de Cupixi, de onde passava a ser escoado pela Estrada de Ferro do Amapá, em direção ao porto de Santana, onde era embarcado em navios para ser exportado ou comercializado internamente.